Consultoria Empresarial: Um caminho sustentável e lucrativo nos pequenos negócios de café

Com o constante crescimento do mercado de cafeterias os empresários deste segmento precisam levar em consideração uma série de fatores para empreender os charmosos e pequenos negócios de café. Apesar do tamanho, trata-se de uma estrutura bastante complexa, que exige planejamento, equipe bem treinada e muito envolvimento por parte do proprietário. É necessário muita habilidade e conhecimento para administrar o mercado de fornecedores, que envolve máquinas, produtores de café, matérias-primas de qualidade; estratégias para conquistar e manter clientes; concorrência; capacitação dos colaboradores. Quando o empresário não possui o domínio dessas metodologias é importante que ele recorra a profissionais que lhe auxiliem nas tomadas de decisões estratégicas. É propósito deste artigo analisar de que forma a consultoria empresarial, entendida como um serviço de aconselhamento pode contribuir para iniciar ou fazer evoluir os pequenos negócios de café de forma sustentável e lucrativa. Para desenvolvimento da pesquisa foram realizados levantamentos bibliográficos sobre o tema e de entrevistas junto a empresários e profissionais que atuam no segmento.